Artigos

Publicado em 01 de agosto de 2012


Artigo publicado no facebook.

A apresentação dos postulantes ao cargo de prefeito de Curitiba confirma uma triste realidade. Todas as opções disponíveis vêm da classe política .Parece que nossa cidade não tem empresários, professores, profissionais liberais ou qualquer outra pessoa em condições de exercer um cargo de administração pública. Parece que ser prefeito é coisa somente para político, mesmo que este pretenda exercer somente um ano, renunciar, e se apresentar como candidato a outro cargo eletivo . Sem dúvida nós (eleitores) precisamos acabar com isso. A figura indesejável do político profissional está nos tirando grande parte da beleza da democracia.

O Instituto Res Novae nasce com uma proposta inovadora, talvez a solução para essa "pouca vergonha " que tomou conta de todos os cargos do legislativo e executivo : Inelegibilidade Automática ! um vereador ( por exemplo) ao final de seu mandato não pode mais se candidatar ao mesmo cargo, nem a deputado, nem a qualquer outro cargo eletivo , está inelegível e deve voltar a sua atividade original. A sociedade passa então, de forma natural, a ser representada por pessoas diferentes a cada novo mandato.

O símbolo desta maneira diferente de ver a política é o momento mágico em que um corredor de revezamento 4x100 passa o bastão para um novo corredor. O Instituto Res Novae quer transportar esse exemplo para a política e promover uma participação mais ampla de todos os outros setores de nossa sociedade.

Assim fará mais sentido discutirmos qual o melhor nome para administrar Curitiba.

Bárbara Rocha
Representante do Instituto Res Novae na cidade de Curitiba- PR

https://www.facebook.com/groups/374312422618621/

INSTITUTO RES NOVAE © Copyright 2012
Desenvolvido por Fullsites