Artigos

Publicado em 09 de novembro de 2015


Paraná Online divulga proposta do PRVP junto ao IRN.


Política não é profissão. Esse é um dos motes do grupo que desde 2007 vem colendo assinaturas em todos os estados brasileiros com o objetivo de criar o Partido da Representação da Vontade Popular (PRVP). Os apoiadores da causa têm em comum a vontade de fazer valer o principio elementar do PRVP: tornar inelegível por 10 anos qualquer pessoa que exerceu um mandado no Executivo ou Legislativo.

Na proposta do partido, isso garantiria o princípio básico da democracia de promover a alternância de poder e evitaria que os eleitos fizessem da política uma profissão: O autor do livro "Os políticos profissionais mataram a democracia", o economista e engenheiro civil Mario Fortes Braga é um dos responsáveis pelo projeto de criação do novo partido. "Em nosso partido, não teremos políticos, somente representantes compromissados em fazer valer a inelegibilidade, já que o quadro atual dos parlamentares, tanto na esfera nacional quanto estadual, jamais aprovará um projeto assim " avalia.

Segundo ele, o mecanismo de impedir um novo mandado pelo período de 10 anos para aqueles que exerceram por um dia um cargo eletivo ajudaria a minimizar os vícios e as dificuldades de outros cidadãos chegarem ao poder. "Quem tem a máquina publica a seu favor já começa a campanha em vantagem. Isso é um dos motivos para as campanhas eleitorais serem cada vez mais dispendiosas e inviáveis para muitas pessoas que gostariam de contribuir para a sociedade brasileira", aponta.

Outra iniciativa dos idealizadores do PRVP foi criar o Instituto Res Novae, que em latim significa mudança. " O instituto vai promover o debate entre a sociedade sobre a inelegibilidade automática e outros princípios democráticos. Também iremos fazer cursos de formação para quem quer exercer um cargo político".

Para obter o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido precisa obter 0,5% dos votos válidos na última eleição, ou seja, 500 mil assinaturas de eleitores em todo País. No Paraná, faltam 5.360 assinaturas. Interessados e apoiar a criação do PINA podem acessar o site www.pina.org.br

http://oestadodoparana.pron.com.br/politica/noticias/67175/?noticia=partido-sem-politicos-busca-apoios-na-internet

INSTITUTO RES NOVAE © Copyright 2012
Desenvolvido por Fullsites