Perguntas Frequentes

Publicado em 05 de agosto de 2012


Isto não representa uma punição para os bons representantes?

Infelizmente, a inelegibilidade automática atinge tanto os ruins como os bons, sem distinção. Aquele parlamentar que sempre honrou suas obrigações, nunca se envolveu em escândalos políticos e que sempre respeitou os seus eleitores também ficaria inelegível e, junto com os outros, seria forçado a abandonar temporariamente a representação pública.

Salta aos olhos, no entanto, que a presença deste grupo de bons representantes é mínima, os otimistas arriscam dizer que no Congresso Nacional ( por exemplo) existe algo em torno de 50 bons parlamentares o que representa apenas 10% do total da casa. A parcela restante ( algo em torno de 90%) é formada por representantes públicos que não estão honrando a procuração recebida e devem ser substituídos.

Algumas pessoas alegam que somente pelo fato de exitirem alguns bons políticos, a classe toda deve ser preservada.Isto até pode ter sido um argumento verdadeiro na Bíblia ( Gênesis,18) porém definitivamente não se aplica à classe política A renovação constante de nossos representantes pode aparentar uma injusta generalização pois resulta em punição para quem não merece ser punido porém ela é estatisticamente saneadora.

O ideal certamente seria a identificação destes bons políticos e a sua manutenção por diversos mandatos . O ideal seria substituir somente aqueles que não fizeram por merecer o cargo que ocupam. Acontece que não temos como identificá-los, não temos como saber se aquele político específico merece continuar ou está mentindo. Quantas e quantas decepções já tivemos por acreditar em alguém que acabou se mostrando indigno de nossa confiança.



INSTITUTO RES NOVAE © Copyright 2012
Desenvolvido por Fullsites